top of page
  • Foto do escritorFlavia Vivacqua

Lealdades Invisíveis e a Autossabotagem

Atualizado: 15 de mai. de 2023





VOCÊ NÃO HONRA O SOFRIMENTO DOS SEUS ANTEPASSADOS LIMITANDO SUA FELICIDADE, MUITO PELO CONTRÁRIO.


A auto sabotagem é algo muito comum de se observar, porém poucos conseguem identificar a causa...


Por que quando alcançamos sucesso ou conseguimos realizar nossos objetivos vem a sensação de que algo não está certo? Ou então, abrimos mão de algumas áreas da nossa vida para focarmos em outras, como se não fosse possível estar bem em todas elas?


Requer coragem olhar para a vida com sofrimentos de nossos pais, avós, entes próximos queridos e dizer "eu agradeço por tudo que você passou, mas tenho a força de ser mais feliz e mais bem-sucedido que você".



É normal - e humano - que ao invés disso prevaleça o sentimento de culpa e o pensamento de "se ele ou ela sofreram tanto para eu estar aqui, como posso ter uma vida mais fácil?".


Além da situação familiar essas lealdades invisíveis também podem acontecer em honra a uma cultura, religião, nação. Como ser feliz em meio a tanta pobreza, tantas mortes, tanto sofrimento?


Se conscientizar sobre o que está te "segurando" ou deixando um vazio na sua vida é um passo importante e é o início para dar um ressignificado a essas relações.



"Os sofrimentos familiares são como elos de uma corrente que se repetem de geração em geração, até que um descendente tome consciência e transforme a maldição em benção" - Bert Hellinger -

É preciso quebrar esse ciclo de dores e a melhor forma de honrar os sacrifícios, sofrimentos e lutas de nossos antepassados é realmente valorizando esses esforços e tendo uma vida melhor do que eles. Pense no que você gostaria para suas gerações futuras... que eles tenham uma vida pior, igual ou melhor que a sua? Seus antecessores querem o mesmo a você!



Precisa de ajuda para identificar essa e outras situações dentro do seu sistema de vida? Fale com comigo que te explico mais sobre a Constelação Sistêmica.









Posts recentes

Ver tudo
bottom of page